Ressignificados & Reciclados 

Todos os anos milhões de toneladas de recursos não renováveis são consumidos pela indústria de produção têxtil e vestuário. Outros trilhões de litros de água são consumidos por esta mesma indústria, configurando-se como uma das cadeias produtivas com maior consumo de água do planeta. Ocupando as primeiras posições no ranking mundial de maiores emissores de carbono - com grande possibilidade de muito em breve atingir sua liderança - os números relacionados ao atual cenário Têxtil mundial é bastante preocupante.

Muitos projetos como o nosso estão engajados na luta para reverter estes números. Marcas Slow Fashion como a Kuarashí fomentam uma economia circular em que o reaproveitamento é essencial para a construção de uma nova realidade ambiental. Devemos repensar nossa forma de consumo e dar preferência à materiais e produtos provenientes do reaproveitamento e reciclagem de outros materiais já existentes. Complementando nossas propostas de tecidos sustentáveis, parte das nossas coleções é produzida com matéria prima fabricada a partir do desfibramento, reaproveitamento e reciclagem de fibras têxteis ou outros materiais.   

Fios Reciclados

Produzidos a partir do reaproveitamento de sobras e retalhos de fibras têxteis, os tecidos produzidos a partir de fios desfibrados/reciclados evitam o desperdício destes materiais, dando a eles um novo significado e evitando assim o seu descarte como resíduo. Desta forma ocorre um máximo aproveitamento de toda a matéria-prima descartada pela primeira etapa de vida dos materiais originários. 

 

O fabricante de quem compramos esta alternativa sustentável possui uma reserva Ecológica com cerca de 1 milhão de m² onde está construída uma Usina Fotovoltáica que gera energia limpa para todo o parque fabril onde os tecidos são produzidos. No local também é efetuado o correto tratamento dos resíduos gerados por eles, bem como da água utilizada em seus processos produtivos.

GARRAFAS Pet

A degradação natural de garrafas PET é extremamente longa, sendo necessários cerca de 400 anos para seu completo desaparecimento. Garrafas PET são produzidas desde a década de 70, mas infelizmente somente há alguns anos sua reciclagem finalmente começou a ser considerada essencial, visto a enorme quantidade de resíduo gerado em decorrência de seu consumo durante as últimas décadas. Incorporados com malhas ecológicas (produzidas a partir de fios de algodão orgânico certificado ou fios reciclados), nossos tecidos fabricados com fios PET permitem a retirada de milhões de toneladas de embalagens plásticas do meio ambiente, evitando que este material se torne um agente poluidor de ecossistemas. Para a fabricação de 1 kg de fio são recicladas cerca de 25 garrafas PET de 2 litros, equivalente a 6 garrafas por metro de  tecido (aproximadamente um camiseta GG). 

Renda Reciclada

Reaproveitamos retalhos de renda para a confecção de moda íntima e para fazer acabamentos em peças de vestuário, ressignifcando o uso destes materiais de forma a evitar seu descarte desnecessário e consequente impacto ambiental.